As etapas a serem tomadas são:
1. O(a) estudante aprovado(a) deve confirmar interesse pela vaga que lhe foi atribuída.
2. O Escritório da CRINT indica/nomeia oficialmente o(a) estudante para a IES estrangeira, enviando seus documentos por e-mail.
3. A IES estrangeira pode solicitar documentação complementar a ser providenciada e o prazo para fazê-lo.
- O Histórico Escolar, cartas de recomendação e formulários que precisarem de assinatura devem ser solicitados pelo(a) intercambista na Secretaria de Graduação para assinatura do Presidente da CG ou do Coordenador de Curso.
4.A IES em posse de todos os documentos vai deliberar sobre a matrícula do(a) estudante nas disciplinas/estágios escolhidos. Caso aprovado, será enviada uma Carta de Aceite por e-mail.
- A data de emissão do aceite depende do calendário interno da IES estrangeira.
5. O(a) estudante deve enviar a Carta de Aceite ao Escritório Internacional, estrangeira, constando o seu nome completo, a data de início e fim do intercâmbio, datada e assinada, para que sua mobilidade seja registrada no Sistema Mundus e a Comissão de Graduação defira sua matrícula como “cursando disciplinas no exterior”.
- O(a) estudante deve verificar tal atualização no sistema e, em caso do não aparecimento da matrícula, contatar a CRINT.
6. Após o aceite, cabe ao(à) estudante se informar sobre o tipo de visto exigido pela outra universidade e providenciá-lo em tempo hábil para o início do intercâmbio junto ao Consulado/Embaixada (tempo médio para emissão de vistos costuma ser de 90 dias).
- Normalmente é preciso ter em mãos a carta de aceite para dar entrada no visto
- O(a) estudante será responsável por gerenciar toda sua estadia (passagem, seguro-saúde, moradia, alimentação, transporte, data de início das aulas, calendário acadêmico, etc.) e poderá solicitar orientações diretamente à IES estrangeira sobre esses itens.
- Ao Escritório Internacional da CRINT cabe intermediar a isenção de taxa acadêmica, a matrícula, o plano de estudos e o que se referir à parte acadêmica.