Dúvidas Frequentes


Programas de intercâmbio estudantil para alunos(as) de Graduação FM/FOFITO

Neste tópico você pode encontrar perguntas e respostas para algumas dúvidas que possam surgir em relação aos intercâmbios para Instituições Estrangeiras. Caso você tenha alguma dúvida adicional, escreva para international@fm.usp.br.

1) Programas de Mobilidade Internacional

Estágios eletivos de curta duração:

Editais de mobilidade para: 

  • Estudantes de Medicina são semestrais e contemplam vagas para estágios clínicos para estudantes dos 5o e 6o anos do curso de Medicina (conferir Sistema Mundus).

  • Estudantes da FOFITO são semestrais e contemplam vagas para estudantes dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (conferir Sistema Mundus).

Intercâmbio de Iniciação Científica:

Editais de Bolsa de mobilidade destinada aos participantes que fazem Iniciação Científica, cujo projeto pode compreender um estágio de pesquisa de curta duração. 

O(a) aluno(a) deve ter um(a) potencial orientador(a) em contato com a IES estrangeira de destino - esta não precisa ser conveniada com a FMUSP, uma vez que o programa do(a) participante for promovido bilateralmente por docentes/pesquisadores interessados.

Editais dessa modalidade são anuais e contemplam bolsas para estágios de pesquisa no exterior com duração de 60 a 180 dias. O(a) estudante deve ter uma carta de aceite,  um plano de estudos detalhando as atividades de pesquisa a serem realizadas e o cronograma para se candidatar (conferir Sistema Mundus).

Pesquisa em laboratórios associados à Universidade de Harvard:

Editais de Estágios de pesquisa em laboratórios associados à Universidade de Harvard (E.U.A) são anuais e contemplam vagas para estágios de pesquisa com duração de um ano (conferir Sistema Mundus).

Atualmente o programa consiste em 3 laboratórios voltados para as áreas de Cardiologia, Ginecologia/Obstetrícia e Neurologia, somando um total de 5 vagas destinadas a alunos engajados em pesquisa científica e inovação que forem aprovados na seleção feita pela CRInt-FMUSP para realizar estágios em laboratórios vinculados à Harvard Medical School (HMS).

Para mais informações sobre os projetos laboratoriais e seus pesquisadores responsáveis, acesse os links:

Summer Schools de Groningen:

Editais do Groningen Summer Schools são anuais e contemplam vagas para cursos de curta duração em julho em Groningen, Holanda (conferir Sistema Mundus).

O programa do Centro Médico Universitário de Groningen (UMCG) consiste em várias “Escolas de Verão” que abrangem uma ampla gama de disciplinas médicas, como Traumatologia e Ortopedia, Oncologia, Medicina de Transplante, Saúde Global, Pesquisa Psicodélica, Ciência de dados e IA em saúde, entre outros.

O objetivo do programa é proporcionar aos estudantes internacionais um ambiente onde possam aumentar os seus conhecimentos em áreas específicas da medicina e das ciências biomédicas com uma combinação de práticas de clínica e pesquisa.

2) Critérios de Participação

Depende do programa!

  • Estágio de curta duração: As inscrições ocorrem antes do início do semestre letivo (Janeiro/Fevereiro e Julho/Agosto) e duram em torno de 1 mês e meio (45 dias).

  • Intercâmbio de iniciação científica:  As inscrições ocorrem antes do início do segundo semestre letivo (Julho/Agosto). 

  • Pesquisa laboratorial em Harvard: As inscrições abrem antes do segundo semestre letivo em Junho/Julho e duram 1 mês e meio (45 dias).

  • Groningen Summer Schools: As inscrições abrem no início de Março (03) e duram 1 semana (7 dias).

Todas as informações sobre o processo de inscrição devem ser checadas com antecedência nos Editais disponibilizados no sistema Mundus!

Depende do programa!

  • Estágio de curta duração: O(a) aluno(a) precisa concluir 08 (oito) semestres do curso antes do início do intercâmbio; portanto, precisa ter no mínimo 7 semestres concluídos e estar devidamente matriculado para se inscrever no processo seletivo.

  • Intercâmbio de iniciação científica: O(a) aluno(a) precisa ter concluído ao menos 2 (dois) semestres ou ter concluído pelo menos 20% (vinte por cento) do total dos créditos do seu curso (vínculo) atual.

  • Pesquisa laboratorial em Harvard: O(a) aluno(a) precisa ter concluído 04 (quatro) semestres dentro do curso (vínculo) atual.

  • Groningen Summer Schools: O(a) aluno(a) precisa ter concluído 04 (quatro) semestres dentro do curso (vínculo) atual.

Depende do programa!

  • Estágios de curta duração: contemplam períodos de 1 a 3 meses.

  • Intercâmbio de iniciação científica: contemplam períodos de 60 a 180 dias (2 a 6 meses). 

  • Pesquisa laboratorial em Harvard: dura 1 ano letivo (Janeiro-Dezembro).

  • Groningen Summer Schools: tem duração de 2 semanas durante o mês de Julho.

Depende do programa!

Os pré-requisitos são específicos para cada Edital e devem ser conferidos pelos candidatos diretamente no sistema Mundus. 

Depende do programa!

Os documentos necessários para inscrição variam de acordo com o tipo de programa e precisam ser conferidos pelo candidato(a) diretamente no Edital de interesse.

Em geral, é necessário que o candidato submeta na inscrição:

  1. Contrato de estudos assinado e carimbado por um docente – onde o(a) aluno(a) indica a universidade e as disciplinas que gostaria de cursar, justificando seu plano de estudos;

  2. Certificado de proficiência linguística dentro da validade conforme solicitado no edital;

  3. Passaporte ou protocolo de solicitação.

Em alguns editais solicita-se ainda a ementa das disciplinas a serem cursadas, currículo vitae, ficha de inscrição, dentre outros.

Sim, esse procedimento é mediado pela Comissão de Graduação na fase de conclusão do processo de mobilidade.

Depende do programa!

  • Estágios de curta duração: Intercambistas têm a possibilidade de propor uma alteração no conteúdo programático de sua grade curricular para a IES de destino antes ou durante o período de intercâmbio.

  • Intercâmbios de iniciação científica: A princípio, intercambistas não têm a possibilidade de alterar o conteúdo programático de seu programa de pesquisa consolidado (depende do(a) orientador(a) do programa).

  • Pesquisa laboratorial em Harvard: Intercambistas não têm a possibilidade de alterar o conteúdo programático de seu programa de pesquisa consolidado.

  • Groningen Summer Schools: não se aplica.

Não, cada intercâmbio já tem seus critérios e análise, e qualquer alteração que aconteça é de responsabilidade do (a) aluno (a) e seu tutor na IES.

No caso de Iniciação Científica, o(a) aluno(a) terá uma carta de aceite do programa de Pesquisa onde constam as informações sobre o projeto inicial - qualquer alteração é de responsabilidade do aluno e seu tutor na IES.

No caso do programa de pesquisa em Harvard, existem laboratórios específicos em cada área,  sendo assim, o(a) aluno(a) se candidata antecipadamente para a área desejada.

3) Processo Seletivo

Os documentos necessários, requisitos mínimos para participação, critérios de seleção, prazos e calendários são específicos à/estão especificados em cada Edital.

Os coordenadores da CRInt responsáveis pela seleção normalmente selecionam candidatos com base em:

  • Seu atendimento aos requisitos para participação;

  • Sua consistência documental;

  • Critérios do Edital em questão, nominalmente:                 

                   i) Adequação do perfil do aluno às características da vaga; 

                  ii) Mérito acadêmico; 

                  iii) Experiência de pesquisa e experiência acadêmica; 

                  iv) Engajamento institucional e sociocultural;

                  v) Desempenho na entrevista.

Depende do programa!

O valor de média ponderada 7,0+ e MNT 5,0+ pode não ser um pré-requisito para inscrição no processo seletivo de editais, porém será um critério decisivo para a seleção do(a) candidato(a).

Não necessariamente; caso a IES de destino tenha algum critério de seleção para além da indicação da FMUSP, o(a) candidato(a) terá que atendê-lo(s).

Caso o(a) aluno(a) tenha reprovações em disciplinas obrigatórias que não foram posteriormente concluídas com êxito, ele(a) não está apto a realizar programas de intercâmbio.

Não, a reprovação em um dado processo seletivo não tem impacto sobre demais candidaturas.

Apenas se o(a) candidato(a) desistiu fora do prazo de desistência, ele(a) estará inapto a participar em processos seletivos durante o semestre seguinte.

Não, o(a) intercambista pode estar matriculado em apenas uma disciplina para realização do intercâmbio.

As vagas disponibilizadas são oferecidas independentemente do curso eletivo escolhido pelo(a) candidato(a) aprovado(a).

Sim, candidatos serão convocados conforme sua colocação no resultado inicial do processo seletivo.

Sim, exceto no caso de países lusófonos (ex: Portugal, Moçambique, etc.); o exame mais recomendado é o TOEFL IBT - demais exames (IELTS, Cambridge, etc) talvez sejam aceitos e cabe ao candidato(a) conferir os critérios da sua IES de destino.

Confira abaixo os requisitos de cada instituição e/ou programa contemplados:

Estágios eletivos:

País

Instituição

Exame exigido

Alemanha

Eberhard Karls University of Tübingen

Neurocirurgia - TOEFL

(equivalente ao B2).

Para as outras áreas:

alemão (nível B2)

Universität zu Köln

Conhecimentos de alemão ao nível de min. B2 (para o departamento de psiquiatria C1)

Canada

Université de Montréal

TOEFL - TFI - Francês (nível B2)

Eslovênia

Univerza v Ljubljani

TOEFL (equivalente ao B2)

E.U.A

Penn State University, Brown University, University of Michigan, George Washington University

TOEFL (equivalente ao B2)

Itália

Università di Padova

Italiano (nível B1) e Inglês (nível B1)

University of Sapienza

Italiano (nível B1)

Humanitas University

TOEFL (equivalente ao B2) ou italiano (nível B2)

Japão

Keio University

TOEFL (equivalente ao B2) ou japonês (nível B2) - Candidatura deve ser 06 (seis) meses antes do início do estágio

Líbano

Lebanon Lebanese American University

TOEFL (equivalente ao B2)

‎‎ 

Iniciação Científica:

Comprovante de proficiência especifico da IES de destino do(a) aluno(a).

Pesquisa laboratorial em Harvard:

Proficiência na língua inglesa verificada na entrevista do processo seletivo como critério decisivo para seleção do(a) candidato(a).

*O curso 'Summer Schools' de Groningen não exige comprovante porém é ministrado em inglês.

É esperado que as IES estrangeiras disponibilizem os cursos eletivos oferecidos pela FM e FOFITO, contudo, existe a possibilidade de disparidades entre as grades curriculares das instituições - nesse caso, cabe á Comissão de Graduação da IES de destino propor estágios interessantes ao intercambista antes do início do intercâmbio.

4) Antes & durante o intercâmbio 

As etapas a serem tomadas são:

1. O(a) estudante aprovado(a) deve confirmar interesse pela vaga que lhe foi atribuída. 

2. O Escritório da CRINT indica/nomeia oficialmente o(a) estudante para a IES estrangeira, enviando seus documentos por e-mail.

3. A IES estrangeira pode solicitar documentação complementar a ser providenciada e o prazo para fazê-lo.

   - O Histórico Escolar, cartas de recomendação e formulários que precisarem de assinatura devem ser solicitados pelo(a) intercambista na Secretaria de Graduação para assinatura do Presidente da CG ou do Coordenador de Curso.

4.A IES em posse de todos os documentos vai deliberar sobre a matrícula do(a) estudante nas disciplinas/estágios escolhidos. Caso aprovado, será enviada uma Carta de Aceite por e-mail. 

     - A data de emissão do aceite depende do calendário interno da IES estrangeira.

5. O(a) estudante deve enviar a Carta de Aceite ao Escritório Internacional, estrangeira, constando o seu nome completo, a data de início e fim do intercâmbio, datada e assinada, para que sua mobilidade seja registrada no Sistema Mundus e a Comissão de Graduação defira sua matrícula como “cursando disciplinas no exterior”. 

    - O(a) estudante deve verificar tal atualização no sistema e, em caso do não aparecimento da matrícula, contatar a CRINT. 

6. Após o aceite, cabe ao(à) estudante se informar sobre o tipo de visto exigido pela outra universidade e providenciá-lo em tempo hábil para o início do intercâmbio junto ao Consulado/Embaixada (tempo médio para emissão de vistos costuma ser de 90 dias). 

    - Normalmente é preciso ter em mãos a carta de aceite para dar entrada no visto

   - O(a) estudante será responsável por gerenciar toda sua estadia (passagem, seguro-saúde, moradia, alimentação, transporte, data de início das aulas, calendário acadêmico, etc.) e poderá solicitar orientações diretamente à IES estrangeira sobre esses itens. 

   - Ao Escritório Internacional da CRINT cabe intermediar a isenção de taxa acadêmica, a matrícula, o plano de estudos e o que se referir à parte acadêmica.

Ao chegar na IES de destino, o intercambista precisa enviar o certificado de chegada dentro de 15 dias após o início da mobilidade. 

Se houver alteração do plano de estudos, deve ser enviado em até 30 dias do início da mobilidade.

Em até 30 dias após o término do intercâmbio o(a) aluno(a) deve entregar os seguintes documentos:

         i) Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Intercâmbio/Estágio emitida pela IES estrangeira (constando Nome completo do aluno, as disciplinas/estágios, a avaliação, o período do intercâmbio e carga horária, datado e assinado)

         ii) Relatório assinado pelo docente responsável pelo intercâmbio ou pelo coordenador do curso.

         iii) Prestação de contas referente à bolsa recebida - é obrigatória para os que receberam auxílio financeiro - apresentar bilhetes de embarque ida e volta e seguro saúde); Para Bolsa USP/AUCANI e outras, seguir o modelo específico a ser enviado pelo Mundus).

5) Bolsas e Custos

As bolsas para intercâmbio são disponibilizadas de 2 formas: 

  • dentro do edital de vagas de intercâmbio (o aluno concorre à vaga que compreende também uma bolsa); ou 

  • em editais exclusivos de bolsas (para concorrer, normalmente o aluno já deve estar aprovado em uma vaga de intercâmbio).

Para intercâmbios com IES conveniadas, existem editais de vagas, editais de bolsas e editais de vaga+bolsa disponibilizados semestralmente; alunos(as) interessados(as) devem procurar por sua disponibilidade no sistema Mundus em: Editais > Alunos de Graduação > Editais (sob unidade de origem ‘FM’).

Depende do programa!

  • Estágio de curto prazo: Os custos cobertos variam de acordo com o Edital - de modo geral, as bolsas destinadas às mobilidades de 1- 3 meses vêm da AUCANI e servem para o custeio de moradia, transporte/passagem, seguro, visto, alimentação, etc.

  • Intercâmbio de iniciação científica: Existe possibilidade de bolsa para 60 ou 180 dias.

  • Pesquisa laboratorial em Harvard: candidatos(as) aprovados(as) terão a possibilidade de pleitear uma bolsa de estudos específica, caso sejam oferecidas pela Unidade, desde que cumpram os requisitos do edital da bolsa.

  • Groningen Summer Schools: isenção da taxa de inscrição - vaga não inclui os demais custos (passagem, hospedagem, transporte, alimentação, seguro, etc.)

O(a) candidato(a) aprovado no resultado do processo seletivo receberá, via e-mail USP, instruções específicas sobre os procedimentos necessários para submissão de sua candidatura à vaga na IES estrangeira. É de sua responsabilidade realizar o levantamento prévio da relação de documentos de envio obrigatório à IES estrangeira e providenciá-los a fim de evitar prejuízos em relação aos prazos para apresentação dos mesmos.

Apenas a vaga do(a) candidato(a) está garantida, porém a realização do programa será definitiva uma vez que a IES de destino emitir a carta de aceite do aluno(a), contendo o período e curso(s) estipulados para o intercâmbio.

Não, o(a) candidato(a) deverá entrar em contato com a Comissão de Graduação durante o processo seletivo, mediante sua aprovação, para que seu status no sistema Júpiter seja definido como 'discente cursando no exterior' durante o período de mobilidade.

Depende!

Segundo dados de serviços orçamentários, os custos de vida nos possíveis locais de realização do intercâmbio são (dados referentes a localidades das IES conveniadas):

América Latina & África: Aproximadamente 20% mais barato que de São Paulo, SP

Europa: Aproximadamente 70% mais caro que o custo de vida de São Paulo, SP

América do Norte: Aproximadamente o dobro do custo de vida de São Paulo, SP

Lima, Peru: 10% mais barato

Eslovênia: 45% mais caro

Montreal, Canada: 80% mais caro

Bogotá, Colômbia: 20% mais barato

Portugal: 50% mais caro

        Estados Unidos

Buenos Aires, Argentina: 20 - 25% mais barato

Itália: 65% mais caro

Gainesville, FL: 85% mais caro

La Paz, Bolívia: 30 - 40% mais barato

Alemanha: 75% mais caro

Pittsburgh, PA: 100% mais caro

Santiago, Chile: 5-10% mais caro

França: 120% mais caro

Ann Arbor, MI: 100% mais caro

Maputo, Moçambique: 10% mais caro

Ásia: Aproximadamente 50% mais caro que São Paulo, SP

Providence, RI: 110% mais caro

Cidade do México, México: 30-40% mais caro

Boston, MA: 120% mais caro

Beirut, Líbano: 25% mais caro

Washington D.C: 120% mais caro

Tóquio, Japão: 50 - 60% mais caro

fontes para referência: LivingCost.org; Bankrate; Forbes (advisor); CostOfLiving

*O custo de vida em São Paulo (capital) para 1 pessoa é cerca de R$ 3.300,00/mês.

 A tabela a seguir mostra a lista de itens cujos custos devem ser cobertos pela bolsa de intercâmbio:

Obrigatoriedade

 Documentos a serem anexados

Obrigatório

Passagem aérea

Obrigatório

Cartões de embarque ida/volta

Obrigatório

Seguro saúde

Opcional

Moradia

Opcional

Alimentação

Opcional

Outros

É obrigatória a submissão de uma prestação de contas através do sistema Mundus para intercambistas que receberam auxílio financeiro, seja na forma de bolsa FMUSP, USP, AUCANI ou demais agências de fomento - o(a) aluno(a) deve apresentar bilhetes de embarque de ida e volta, seguro saúde e um relatório de atividades assinado pelo docente que validou seu plano de estudos.

6) Intercâmbio independente

Intercâmbios com IES não conveniadas precisam ser realizados de forma independente, sem subsídios da FMUSP ou AUCANI, e organizados diretamente entre o aluno(a) interessado e o serviço de mobilidade da IES de destino (exceto no caso de Iniciação Científica).

Depende, a análise do aproveitamento dos créditos nesse caso será feita pela Comissão de Graduação.