A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi representada, em 24 de setembro de 2025, na conferência internacional Global Medical Education at the Bicentennial, organizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), em Portugal. O evento, que integrou as comemorações do bicentenário da FMUL reuniu lideranças acadêmicas e profissionais da saúde de instituições de excelência para debater os rumos e desafios da educação médica em nível global.
O Prof. Dr. Paulo Pego, vice-diretor da FMUSP, apresentou a palestra “A importância das colaborações internacionais para a medicina na América Latina e no mundo”, em que destacou o papel da internacionalização como estratégia de inovação, de impacto social e de avanço científico.
“O protagonismo da FMUSP em ensino, pesquisa, inovação e assistência em saúde se consolida por meio da mobilidade acadêmica, dos 28 programas de pós-graduação com inserção internacional e das parcerias estabelecidas com universidades de diversos países”, ressaltou o vice-diretor.
A delegação da FMUSP também incluiu o Prof. Dr. Nelson Gouveia, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais (CRInt), que reforçou a representação institucional da faculdade nas discussões realizadas ao longo da programação.
Outro destaque foi a histórica cooperação entre Brasil e Portugal, com ênfase no acordo de co-revalidação de diplomas médicos entre FMUSP e FMUL, que amplia as possibilidades de formação e intercâmbio para profissionais da saúde de ambos os países.