Notícias

Oferecido pelo Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina (FM) da USP, o Ambulatório de Medicina dos Viajantes, ligado ao Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina, é um serviço pouco conhecido e de muita utilidade para que realizada viagens, nacionais e internacionais. Os especialistas do ambulatório transmitem informações essenciais sobre as principais doenças dos países que serão visitados e orientações sobre vacinas. O viajante conta com atendimento individual e é vacinado, se necessário. Das orientações prestadas pelos médicos, são destaque as doenças transmitidas por água e alimento, picada de mosquito, acidente com animais que podem transmitir raiva, acidente com animais peçonhentos, violência urbana e até cuidados durante o voo para a prevenção de trombose venosa. E entrevista faz parte da série especial sobre a contribuição da Medicina USP para a sociedade que o Jornal da USP no Ar  vem apresentando na rádio USP.

Por conta da necessidade de dar uma orientação específica para o viajante em relação ao risco de aquisição de doenças e eventualmente o atendimento após o retorno de viagem, quando o viajante não se sente bem ao voltar para casa. “Desde tempos históricos, sabe-se da possibilidade de transmissão de agentes infecciosos com a migração das populações. Isso aconteceu na Idade Média, na época das Grandes Navegações… e mais recentemente tivemos exemplos claros disso com a epidemia de Ebola na África Ocidental e a do zika vírus, trazido do Pacífico até às Américas e que depois se expandiu no nosso continente”, comenta o professor Aluisio Augusto Cotrim Segurado, titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias e presidente do Conselho Diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC).

Ouça e leia a reportagem: https://jornal.usp.br/atualidades/hc-possui-servico-especializado-em-doencas-adquiridas-em-viagens/