Notícias

O mais importante estudo epidemiológico em nível global, Global Burden Disease (GBD), considera a medicina física e reabilitação como uma intervenção necessária em muitas doenças crônicas. As tecnologias mudaram a história da incapacidade, no Brasil em especial. O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (Imrea) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina está à frente tanto na tecnologia como na atenção aos pacientes com alguma deficiência.

Outro aspecto é a experiência do paciente, o valor em saúde é uma preocupação dos médicos fisiatras. O tema é cada vez mais importante quando falamos em investimentos na área da saúde. Por isso, é um dos focos na formação de especialistas que cursam os programas de pós-graduação na Faculdade de Medicina e no Imrea. “A intervenção do médico fisiatra beneficia 72% de todos os dias vividos com alguma incapacidade”, aponta a professora Linamara Rizzo Batistella, presidente do instituto, citando o importante periódico de saúde Lancet.

Ouça e leia a reportagem: https://jornal.usp.br/atualidades/reabilitacao-do-hc-da-ferramentas-para-paciente-superar-incapacidades/