A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) lamenta o falecimento do Dr. Carlos Neder, médico e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), neste sábado, dia 25 de setembro.
Carlos Alberto Pletz Neder nasceu em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e veio para São Paulo em 1970. Foi aluno da 61ª turma de Medicina, graduado em 1978 pela FMUSP. Ativo membro do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), foi tesoureiro da entidade estudantil nos anos 70.
Seu amigo e colega de classe, Prof. Venancio Avancini Ferreira Alves, Titular do Departamento de Patologia da FMUSP, enfatiza “a confiabilidade, a seriedade e a coerência do amigo Carlos Neder”.
O Prof. Venancio lembra que o Dr. Carlos Neder era um defensor do Sistema Único de Saúde (SUS) e um dos grandes articulares do sistema de saúde na zona leste da capital paulista, nos anos 70 e 80.
O Dr. Carlos Neder, que também era mestre em Saúde Pública pela Unicamp, faleceu aos 67 anos em decorrência da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 8 de agosto em São Paulo. O Prof. Venâncio Avancini Ferreira Alves recomenda que as pessoas continuem cumprindo as medidas de proteção contra a Covid-19, como o uso de máscaras, lavagem das mãos e distanciamento social, mesmo após tomarem todas as doses da vacina.
Carreira política
Carlos Neder foi eleito deputado estadual em São Paulo, em 2005. Atuava em movimentos populares desde os anos 70 e foi secretário municipal de saúde durante a gestão de Luiza Erundina na Prefeitura de São Paulo (1990-1992).
Ele exerceu ainda quatro mandatos como vereador na capital paulista, a partir de 1996. Na Assembleia Legislativa, apresentou mais de 60 projetos e foi autor de leis que instituem fóruns de saúde, como o Fórum Suprapartidário em Defesa do SUS e da Seguridade Social.
Na Câmara, apresentou inúmeros projetos que resultaram na aprovação de programas como Banco do Povo (crédito para pequenos empreendedores), Educomunicação (rádio nas escolas), Prevenção de Violência nas Escolas, Conselhos Gestores do SUS, dos parques e dos CEUs (participação da comunidade nas ações públicas).