Notícias

O Laboratório de Biotecnologia, em Nível 2 de Biossegurança, da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) em Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) foi inaugurado no dia 14 de março de 2022, no prédio do Instituto de Medicina Tropical (IMT). 

O espaço foi cedido pela Faculdade de Medicina da USP, passou por reforma e aquisição de equipamentos, que foram financiados pela Reserva Técnica Institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com o apoio da Diretoria Executiva e Escritório de Apoio ao Pesquisador da FMUSP. O Laboratório foi certificado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, está cadastrado na Rede Premium FMUSP, inserido na Central de Equipamentos Multiusuários - USP Multi, na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (PNIPE MCTI), e conta com o gerenciamento da CIBio e OGMs do HCFMUSP. 

A Profa. Suely Kazue Nagahashi Marie, do Departamento de Neurologia da FMUSP, atual presidente da CIBio e coordenadora do Laboratório de Biotecnologia da CIBio em OGMs, disse que o local permitirá “a manipulação de OGMs, principalmente, por lentivirus, em ambiente controlado e supervisionado, segundo os regulamentos vigentes, proporcionando segurança para o desenvolvimento das pesquisas envolvendo OGMs, com incremento na sofisticação dos desenhos experimentais”. 

O gerenciamento operacional do Laboratório é conduzido pelas biomédicas Edite Hatsumi Yamashiro Kanashiro e Natalia Godoy. Ele está equipado com sistema de imagem e contador de células, incubadoras de CO2, cabines de segurança, banho-maria, centrífuga, refrigerador, freezer, container de nitrogênio líquido, pipetadores e micropipetas automáticas, que permitem a manipulação de agentes biológicos de classe de risco 2, o que permitirá o desenvolvimento de atividades e ampliação do conhecimento da produção científica na área de biotecnologia em todo o complexo HCFMUSP. 

Os pesquisadores, professores e alunos interessados em utilizar o espaço devem ter projeto aprovado na CIBio e realizado curso de treinamento de manipulação de organismos geneticamente modificados. 

Na coordenação do Laboratório de Biotecnologia da CIBio em OGMs, também está a pesquisadora biomédica Sueli Mieko Oba-Shinjo, do Departamento de Neurologia. Todos agradecem o empenho dos Diretores, da Diretoria Executiva, da Comissão de Pesquisa, dos funcionários do IMT e dos serviços de Engenharia e Manutenção da FMUSP, assim como, dos Laboratórios de Investigação Médica e do Laboratório NB2 do Instituto do Câncer (ICESP) do HCFMUSP, e demais colaboradores que contribuíram para essa inauguração.