O cientista brasileiro Gustavo Rosa Gameiro foi escolhido para integrar o Lindau Nobel Laureate Meeting, uma conferência internacional que congrega laureados do Prêmio Nobel e jovens pesquisadores de todo o mundo para discutir os tópicos mais atuais e significativos da ciência. O evento deste ano será dedicado aos temas de Fisiologia e Medicina e ocorrerá na cidade de Lindau, na Alemanha, entre os dias 25 e 30 de junho.
“Ter a oportunidade de conviver, conversar e fazer perguntas para esses cientistas, além de interagir com outros pesquisadores apaixonados por ciência do mundo inteiro é uma oportunidade única”, diz Gameiro. Ex-aluno de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), atualmente ele realiza pesquisa de doutorado no Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em projeto colaborativo com o Laboratório de Investigação em Neurologia (LIM/15), vinculado ao Hospital das Clínicas. O grupo de pesquisa dentro do Laboratório é liderado pela Profa. Suely Kazue Nagahashi Marie, do Departamento de Neurologia da FMUSP.
Após receber indicação da Academia Brasileira de Ciências, o médico se tornou um dos 635 jovens cientistas internacionais selecionados pela Fundação Lindau para participar do evento. Outros quatro brasileiros integram a lista: Francisco Isaac Fernandes Gomes e Júlia Teixeira de Castro, da Universidade de São Paulo, Thomaz Pinoti Barbosa, da Universidade de Copenhagen, e Taissa de Matos Kasahara, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
“Pra mim é uma honra fazer parte desse grupo e vejo isso como uma responsabilidade grande de representar o Brasil”, diz Gameiro, cujas principais áreas de interesse incluem plástica ocular, biologia molecular e análise e processamento de imagens oftalmológicas. Ligado à área de educação na medicina e na saúde, ele ainda atua como pesquisador voluntário no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica da FMUSP (CEDEM).
Em adição às sessões científicas, palestras plenárias e painéis de discussão sobre tópicos como técnicas de manipulação genética, inteligência artificial e computação neural com mais de 40 ganhadores do Prêmio Nobel, a 72ª edição do Lindau Nobel Laureate Meeting trará uma ampla gama de eventos sociais e de networking entre os participantes. Para além dos avanços técnicos e teóricos, o intuito é discutir como a ciência pode contribuir para a sociedade, melhorando a qualidade e a expectativa de vida da população, bem como orientar a carreira dos jovens cientistas nessa busca.