Atividade pedagógica proporciona reflexões sobre o desenvolvimento dos futuros profissionais
“O que é essencial para ser um bom profissional da saúde?” Essa foi a pergunta que guiou a experiência dos calouros da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em sua primeira atividade pedagógica. Durante uma visita monitorada a pacientes internados, os novos alunos aprenderam que, mais do que conhecimento técnico, a humanização é fundamental no atendimento.
A estudante Lara Ferreira Condo, recém-ingressa na Faculdade, fez essa pergunta a Catarina Maria de Jesus, de 77 anos, internada no Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) no dia 27 de fevereiro. A atividade “Primeira Lição: aprender com o paciente” é uma iniciativa realizada durante a Semana de Recepção dos Calouros pela FMUSP, por meio do Centro de Humanização da Faculdade, em parceria com o Núcleo Técnico e Científico de Humanização do Hospital das Clínicas.
Cerca de 160 estudantes dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Física Médica realizaram visitas monitoradas a aproximadamente 80 pacientes internados no Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), no Instituto do Coração (Incor), no Instituto da Criança (ICr) e no ICHC.
“Ao longo de dez anos, desenvolvemos essa atividade com os calouros com o objetivo de lhes proporcionar uma experiência significativa de humanização que marque o início da formação pessoal e profissional no Hospital das Clínicas”, explica a Profa. Dra. Izabel Cristina Rios, gerente do Centro de Humanização da Faculdade.
Para Lara, a conversa com Catarina trouxe apontamentos valiosos. A paciente destacou a importância de ser atenciosa ao orientar as pessoas que estejam sob seus cuidados. “Não adianta ser um bom profissional e tratar as pessoas mal. Mas, se continuar educada e simpática assim, será uma boa médica”, elogiou. Ao final, Catarina ainda perguntou qual especialidade mais interessava à estudante, que disse ainda não saber. “Então, você pode ser geriatra para cuidar de mim”, brincou.
No encerramento da atividade, os estudantes compartilharam suas impressões e destacaram que as pessoas internadas valorizam clareza e empatia na comunicação, respeito à individualidade e acolhimento como habilidades fundamentais. A importância do apoio multiprofissional, da humildade na interação com os familiares e o impacto de pequenos gestos também foram mencionados como aprendizados fundamentais para a prática profissional.