A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é reconhecida pelo pioneirismo e excelência no ensino e pesquisa. Foi fundada em 1912 e implantada em 1913. Em 1931, o atual prédio da Faculdade de Medicina foi inaugurado. Em 1934, passou a integrar a Universidade de São Paulo.
A FMUSP oferece cinco cursos de graduação: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e agora o mais novo curso de Física Médica. A Medicina fica no campus Pinheiros, com área construída de 44.000 metros quadrados e os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional estão na Cidade Universitária em uma área de 6.000 metros quadrados. Já o curso de Física Médica é ministrado no período noturno na Faculdade de Medicina (FM) e no Instituto de Física (IF), na Cidade Universitária. Conheça aqui o novo curso, que é uma parceria entre a FMUSP e o IFUSP.
A FMUSP tem 1.400 alunos na graduação, mais de 1.000 colaboradores, sendo 368 professores; mais de 1.800 alunos na pós-graduação e mais de 1.600 residentes. Conta com 29 programas de pós-graduação Stricto sensu (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado); 93 programas de especialidades de residência médica; 210 programas de Complementação Especializada; 21 programas e cursos de Formação Profissional e Educação Continuada; 14 programas de Residências em áreas da Saúde e 13 cursos de Especialização Lato Sensu.
A média é de 3.600 artigos científicos publicados por ano. Possui o maior hospital da América Latina - o Hospital das Clínicas, com mais de um milhão de consultas ambulatoriais por ano, mais 232 mil atendimentos de urgências e emergências por ano, mais de 50 mil cirurgias por ano.
O Hospital das Clínicas possui oito institutos (Instituto Central, Instituto de Psiquiatria, Instituto do Coração, Instituto de Radiologia, Instituto de Radiologia, Instituto do Câncer, Instituto da Criança e do Adolescente, Instituto de Ortopedia e Traumatologia, Instituto de Medicina Física e Reabilitação), o Hospital Auxiliar de Suzano e o Hospital de Perdizes, que inclui o futuro Instituto de Álcool e Drogas.
A FMUSP é um dos maiores centros de pesquisas médico-científicas do país, com 66 laboratórios de investigação médica, os LIMs, com 230 grupos de pesquisa e expressiva produção intelectual.
A Faculdade atua em parceria com o Hospital Universitário – HU e tem o Centro de Saúde Escola Butantã como unidade docente-assistencial da FMUSP, especializada em atenção primária à saúde.
Possui mais de um século de excelência no ensino e no reconhecimento internacional. Em 2015, foi implantado o Medical Winter Schools, que recebe alunos de universidades de diversos países. A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo busca constantemente desenvolver e promover a excelência no ensino e pesquisa.
Acesse o folder institucional, clique aqui.