Impacto Social

Seguindo com o Especial sobre a contribuição da Medicina USP para a sociedade, o Jornal da USP no Ar apresenta o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Medicina (FM) da USP. Para isso, o jornal conversou com a diretora do IMT, Ester Sabino, professora do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FM.

A diretora do instituto esclarece que o IMT cumpre um papel fundamental ao estudar uma área neglicenciada: as doenças tropicais. A professora explica que os países europeus, assim como os Estados Unidos, não são acometidos por grande parte das doenças tropicais. Com isso, não há necessidade desses países – que abrigam os principais centros de pesquisa do mundo – realizarem estudos sobre enfermidades tropicais. Desse modo, o Brasil acaba tomando “uma posição de liderança na pesquisa de doenças tropicais, como a doença de Chagas”, relata Ester.

Ouça e leia a reportagem: https://jornal.usp.br/radio-usp/jornal-da-usp-no-ar/instituto-de-medicina-tropical-faz-pesquisa-sobre-doencas-negligenciadas/