Recentemente, o Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP apresentou seus dados de desempenho e atingiu sua melhor marca desde sua criação, há 42 anos. Para entender como esses resultados de desempenho foram atingidos, o Jornal da USP no Ar conversou com o médico Fabio Jatene, diretor da Divisão de Cirurgia Cardiovascular do Incor. Dando sequência à série especial sobre a contribuição da Medicina USP para a sociedade, vamos conhecer o trabalho realizado no instituto, que inovou ao criar programa de qualidade em cirurgia cardiovascular.
Ele contou que, em 2016, a chance de um paciente do instituto receber alta após uma cirurgia de pontes de safena era de 96%; já em 2019, o índice é de 99%. O professor admite que a mudança pode parecer inexpressiva, porém ela se mostra relevante à medida em que se compara com o contexto nacional. “No Brasil, nós operamos 100 mil doentes por ano. Se extrapolarmos nossos índices para os demais centros, são 3 mil pessoas beneficiadas a mais só nessa situação de cirurgia cardiovascular.”
Ouça e leia a reportagem: https://jornal.usp.br/atualidades/instituto-do-coracao-atinge-resultados-ineditos-de-excelencia/