Na abertura oficial do encontro regional para América Latina e Caribe da AACHI, Association of Academic Health Center International, realizado na Sala da Congregação da FMUSP no dia 9 de agosto, os palestrantes destacaram a importância dos intercâmbios na área médica, visando ao fortalecimento das políticas de saúde no Cone Sul. Com o tema “Research in the Academic Health Center, and the role of Latin America: perspectives and participation in health policies”, esta é a primeira vez que o encontro é sediado no Brasil.
O diretor da FMUSP, Professor Dr. Jose Otavio Costa Auler Jr, destacou a responsabilidade das instituições envolvidas na promoção e no engajamento da comunidade acadêmica tendo em vista a contribuição para o desenvolvimento das pesquisas regionais. Participaram da mesa de abertura os Professores Nicholas Fisk, Deputy Vice Chancellor de pesquisa da University of New South Wales; Martín Hernandez, Vice President for Academics & Research do Monterrey Institute of Technology and Higher Education do México; e Claudio Brando, Director of Education do Hospital Universitario San Inacio da Colômbia.
Prof. Eduardo Krieger, Diretor Executivo do Comitê de Relações Internacionais da FMUSP, participou como mediador e o Prof. Fernando Aith, do departamento de Medicina Preventiva, apresentou um panorama sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).
O sistema de saúde no Brasil e as diversidades de acesso foram temas abordados pela professora Margareth de Castro, diretora da Faculdade de Medicina do campus de Ribeirão Preto e pelo professor Carlos Magno Castelo Branco, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus Botucatu.
O Reitor da Universidade de Antioquia, da Colombia, professor Carlos Alberto Palacio Acosta, destacou a falta de uma política de saúde na agenda governamental da Colômbia, as deficiências de cooperação intersetorial e os baixos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, algo em torno de 0.2% do PIB daquele país.
Entre os temas debatidos, o Prof. Michael Wilkes, da UC Danis Health, o Prof. Joaquim Vieira, da FMUSP, a Profa. Eliana Goldfarb, da Faculdade de Medicina da UNESP e o Prof. Manuel Perez Jimenez, do Tecnológico de Monterrey debateram o tema “Educação Médica: Engajando Estudantes de Medicina em Pesquisa” em um dos painéis.
Inovação em saúde e assistência social" foi apresentado pela dra. Gilberte Bastien, da Morehouse School of Medicine, a dra. Anna Miethke Morais, do Hospital das Clínicas, o prof. Mark Govers, da Maastricht University, e o dr. Ivan Solarte, do Hospital Universitário San Inacio. A intermediação foi feita pelo dr. Claudio Brando, do Hospital Universitário San Inacio, da Colômbia
No terceiro painel da tarde, o tema foi "A pesquisa e sua contribuição para o processo de melhoria da prestação de cuidados de saúde". Os palestrantes foram a profa. Jennifer L.Larsen, da University of Nebraska Medical Center, o prof. Carlos Gomez, diretor da Faculdade de Medicina da Pontificia Universidad Javeriana, Nicholas Fisk, da University of New South Wales, e prof. Geraldo Busatto, diretor executivo dos Laboratórios de Investigação Médica da FMUSP. A mediação foi do prof. Luiz Fernando Onuchic, presidente da Comissão de Pesquisa da FMUSP.
O encontro regional para América Latina e Caribe da AACH contou com concerto da Orquestra de Câmara do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance da FFLCH da USP de Ribeirão Preto.