Com as demandas pedagógicas do currículo adotado pela Faculdade de Medicina há quatro anos, um novo ambiente de ensino-aprendizagem veio unificar a linguagem dos espaços virtuais. A plataforma Google Classroom, adotada por 80% das disciplinas do curso de medicina, já avança nas outras áreas e também na Residência Médica. Trata-se de um grande organizador de atividades virtuais dos setores acadêmico e administrativo. Permite, por exemplo, postar tarefas aos alunos, avisos, perguntas, fóruns, ações das ligas, da Atlética e muitos outros usos.“
"A Classroom atende às demandas apontadas para a melhoria do nosso ensino, principalmente a utilização de plataformas digitais para disponibilização de conteúdos online. Até 2015, havia diversos domínios de e-mails e de iniciativas virtuais por parte dos departamentos, o que dificultava um pouco a vida do aluno. Esse contrato veio sem custos por sermos instituição sem fins lucrativos. possibilitando uso ilimitado dos aplicativos do G Suite Educação, nos trazendo enorme economia com mensageria (e-mails) e serviços de armazenamento. Além disso, utilizamos espaço ilimitado e sem a inserção de propagandas”, afirma Giovana Cardoso Machado Boer, Coordenadora Administrativa do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da FMUSP.
Na Residência Médica e nos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, em que as disciplinas são oferecidas sob demanda, o ambiente virtual tem tido alta procura, diz a Coordenadora.
Outra novidade, segundo Giovana, será a intensificação de videoaulas e a criação de uma estrutura física permanente de apoio ao professor, que funcionará na própria sala do Serviço de Inovação Tecnológica (Siped), no quarto andar (sala 4206) da FMUSP. “As aulas gravadas aqui serão disponibilizadas na plataforma. As gravações podem ser agendadas via sistema GLPI”, informa.
Os Preceptores da graduação também vêm sendo treinados por meio da Classroom. Para ampliar o uso desse ambiente virtual, estão sendo realizadas rodadas com duração de duas horas para capacitar professores e secretárias. Um material de apoio e vídeos tutoriais estão sendo elaborados pelo Siped para guiar o uso da plataforma, afirma Giovana.