Notícias

Estudos são orientados pela Profa. Dra. Gabriela Leal

O Departamento de Pediatria da FMUSP alcançou um marco histórico no Congresso do Departamento de Imagem Cardiovascular 2024, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, com a conquista dos dois primeiros lugares. A Dra. Karen Saori Shiraishi Sawamura recebeu o prêmio Jonas Talberg de melhor tema livre oral por sua pesquisa sobre a mecânica ventricular de bebês com displasia broncopulmonar, enquanto o estudo sobre a mecânica atrial esquerda no diagnóstico de disfunção diastólica em crianças e adolescentes com obesidade grave, da Profa. Dra. Gabriela Leal, ficou com o segundo lugar.

A Profa. Dra. Gabriela Leal, orientadora das pesquisas, destacou que essa “dobradinha” é inédita e sinaliza a consolidação da linha de pesquisa do laboratório. A pesquisa foi possível graças às parcerias entre o Laboratório de Eco do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr HCFMUSP) e especialidades pediátricas como Neonatologia e Endocrinologia, apesar dos desafios impostos pela pandemia.

Em sua pesquisa, a Dra. Karen avalia o impacto de agravos neonatais no desenvolvimento do bebê no primeiro ano de vida. O estudo da Prof. Grabriela, por sua vez, identifica precocemente a disfunção cardíaca em crianças com obesidade grave, possibilitando tratamento oportuno e melhorando a morbimortalidade.

Comemorando o Setembro Vermelho, mês de prevenção cardiovascular, o Laboratório de Eco do ICr se destaca como pioneiro em pesquisa sobre deformação miocárdica em pediatria, sendo um dos maiores centros publicadores nacionais sobre o tema. “O diagnóstico precoce de patologias cardíacas na infância permite intervenções oportunas para melhorar a evolução dessas crianças. As conquistas dessas pesquisas refletem o trabalho e incentivo dos professores do Departamento de Pediatria da FMUSP, consolidando a instituição como referência em cardiologia pediátrica”, concluiu a Profa. Gabriela Leal.



Assessoria de Comunicação & Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br