No Dia Mundial do Meio Ambiente, ontem, 05 de junho, foi realizada uma roda de conversa com o tema “Áreas Verdes e Saúde” e distribuídas mudas de verduras e ervas na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Essas atividades compõem a IX Semana do Meio Ambiente FMUSP 2018, organizada pela Comissão de Sustentabilidade, com o objetivo da conscientização de docentes, alunos, funcionários e comunidade de forma geral, sobre a importância da preservação e revitalização de espaços públicos, áreas verdes urbanas e da natureza para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Os palestrantes convidados para esse debate foram: Profa. Thais Mauad, do Departamento de Patologia da FMUSP; Prof. Amaro Nunes Duarte Neto, da FMUSP; o advogado Danilo Bifone, fundador do Movimento Muda Mooca; o engenheiro Sergio Shigeeda, principal organizador da Horta Comunitária da Saúde; e a jornalista Carolina Tarrio, fundadora do Movimento Boa Praça. O mediador foi Paulo Zembruski, colaborador da FMUSP e voluntário da Horta.
A Profa. Thais Mauad proferiu a respeito de arborização urbana e seu impacto direto na saúde da população. Disse que, “quanto maior o número de árvores existentes nas ruas, menor é o nível de obesidade, maior a coesão social e menos hipertensão e diabetes são diagnosticados. O ambiente verde é desestressante, auxilia na redução de morbidades psiquiátricas, sobrepeso e doenças cardiovasculares”. E completou: “A saúde das plantas, dos animais, do solo e dos seres humanos estão totalmente conectadas e precisamos cuidar muito bem delas”.