Notícias

No segundo ano de implantação, estudantes de Medicina e de Terapia Ocupacional participam das aulas, que acontecem em mais unidades ambulatoriais

Uma aula magna marcou o início das atividades da disciplina optativa “Prática Interprofissional em Unidades Ambulatoriais do HCFMUSP” em 2025. Coordenada pelo Prof. Dr. Edivaldo Utiyama, docente titular de Cirurgia Geral e Trauma, a matéria chega ao segundo ano de atividade com uma expansão significativa. Além dos cursos já participantes em 2024 – Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia –, foram abertas vagas para Medicina e Terapia Ocupacional e atualmente conta com 21 alunos matriculados.

Com o objetivo de elevar a prática colaborativa, o número de ambulatórios envolvidos também cresceu. A partir deste ano, foram integrados à disciplina: Hanseníase (ICHC), Gastrocirurgia (ICESP), Diálise (ICR) e Reabilitação Infantil (IMREA). Essas unidades somam-se às que participaram em 2024: Promud (IPq), Integral (IPq), Artrite Reumatoide (ICHC), Cirurgia Oncológica (ICHC), Cirurgia de Emergência (ICHC), Cabeça e Pescoço (ICESP) e Adesão (Casa da Aids).

O coordenador da disciplina e diretor clínico do hospital, Prof. Dr. Edivaldo Utiyama, ressalta a importância da prática interprofissional para a assistência. “Essa evolução consolida a disciplina como um modelo inovador de ensino e assistência, que aproxima teoria e prática e prepara os futuros profissionais para um cuidado mais completo e humanizado”, conclui.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br