Em programa de intercâmbio no Brasil, 20 estudantes poloneses do Ensino Médio da Escola Liceu Ruy Barbosa da Varsóvia (Polônia) visitaram a Faculdade de Medicina da USP nesta terça-feira (13/03/2018). Os alunos, que aprendem o português no liceu como terceira língua, estiveram acompanhados do diretor da escola, Piotr Cacko, e da professora de língua portuguesa, Grazyna Misiorowska Rychlewska.
“A escola Liceu Jardim de Santo André (SP) nos proporcionou visitar a Faculdade de Medicina da USP porque muitos dos alunos que vieram aqui querem estudar medicina na Polônia. Foi muito interessante comparar como os estudantes aprendem medicina aqui no Brasil. Inclusive um dos meus alunos gostou tanto que disse que quer estudar medicina aqui na USP”, disse a professora.
O grupo visitou salas de aulas da FMUSP, o museu e a horta da faculdade, além das dependências externas do Complexo das Clínicas. “Ficamos muito impressionados com o tamanho do complexo e também com a sala da Congregação e com a Capsula do Tempo do museu. Nosso diretor gostou tanto da capsula que quer até aproveitar a ideia em nossa escola, que está completando 110 anos de existência”, disse Rychlewska.
Além dos 110 anos da escola polonesa, o grupo está celebrando o 95º ano de morte (1º/3/1923) do patrono que dá nome à instituição, o advogado, estadista e escritor brasileiro Ruy Barbosa, um dos primeiros diplomatas a reconhecer a independência da Polônia em 1918, depois da Primeira Guerra Mundial.