Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP ganharam notoriedade no cenário acadêmico nacional no resultado preliminar do Prêmio CAPES de Tese 2024, anunciado nesta semana. Os ex-alunos da pós-graduação da FMUSP, cujas teses foram defendidas em 2023, demonstraram a qualidade e relevância de seus trabalhos com a conquista de dois prêmios e três menções honrosas na categoria medicina.
Os vencedores foram Luis Carlos Farhat e Ilanna Marques Gomes da Rocha, que receberão bolsas de até um ano para estágio pós-doutoral em instituição nacional, certificado e medalha. Os orientadores e programas de pós-graduação no qual os trabalhos foram defendidos também serão reconhecidos com prêmios em dinheiro e certificado.
Considerado o “Oscar da Ciência Brasileira”, o Prêmio CAPES de Tese condecora os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos no Brasil. Dos 49 vencedores, três serão selecionados para receber – em dezembro - o Grande Prêmio, que corresponde a uma bolsa para estágio pós-doutoral em instituição internacional, certificado e troféu, além de um valor em dinheiro para o programa.
As teses de Precil Diego Miranda de Menezes Neves, Fernando Rabioglio Giugni e Ruan Cesar Aparecido Pimenta foram reconhecidas com menções honrosas e vão concorrer, no final do ano, a um prêmio em dinheiro.
“Esses resultados refletem o empenho e a dedicação dos pesquisadores e orientadores da FMUSP, que continuam a contribuir significativamente para o avanço da ciência médica no Brasil. A conquista no Prêmio CAPES de Tese 2024 é motivo de orgulho e celebração para toda a comunidade acadêmica da Universidade”, comemorou Prof. Dr. Luiz Felipe Pinho Moreira, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FMUSP.
Saiba mais sobre as teses vencedoras:
PREMIADAS
Autor: Luis Carlos FarhatTítulo: Transtorno do déficit de atenção/hiperatividade ao longo do desenvolvimento: epidemiologia, etiologia e terapêuticaPrograma: PsiquiatriaOrientador: Guilherme Vanoni Polanczyk