Publicação marca o anúncio da próxima edição do evento em outubro
O grupo de pesquisa Race.ID acaba de lançar a publicação “Anais do II Simpósio de Pesquisa em Saúde da População Negra”, um documento que reúne reflexões e experiências que sistematizam a formação antirracista na área da saúde. O material, publicado no dia 14 de abril, está disponível para consulta livre e gratuita no site da Faculdade de Medicina da USP (clique aqui para ler).
O lançamento é resultado dos trabalhos desenvolvidos durante a última edição do evento, que envolveu mais de 200 participantes e contou com o engajamento de docentes, estudantes e profissionais de diferentes áreas e instituições, como a Unifesp, a Unicamp e a UNESP.
A publicação também dá início às primeiras divulgações sobre o III Simpósio, que será realizada nos dias 10 e 11 de outubro de 2025. Mantendo o caráter inclusivo, o evento terá participação gratuita, atividades culturais e conferências de pesquisadores nacionais e internacionais de destaque. Uma das prévias da organização é que o eixo central será a defesa do Sistema Único de Saúde como instrumento de promoção da equidade racial.
“A universidade pública tem um papel fundamental na luta antirracista. Nosso compromisso é produzir conhecimento que dialogue com a realidade e gere impacto social. Essa publicação destaca a importância da inclusão de métodos rigorosos e inclusão da pesquisa qualitativa para se aprofundar e adequar as análises sobre a saúde da população negra”, afirma o Prof. Dr. Júlio César de Oliveira, cofundador e coordenador do Race.ID.
Fundado em 2020, o grupo de pesquisa Race.ID reúne atualmente 30 integrantes multiprofissionais, todos diretamente envolvidos na assistência à saúde. Essa característica fortalece a produção de pesquisas com aplicações diretas à saúde pública e voltadas para a transformação social.
“Quando o Race.ID surgiu, já existiam muitos trabalhos e vozes na mobilização antirracista, mas era necessário criar um espaço institucional que legitimasse e fortalecesse essas iniciativas. A publicação dos anais é um passo importante na consolidação do conhecimento, que precisa ser acessível, aplicável e mobilizador”, afirma a Profa. Dra. Ana Claudia Germani, docente do Departamento de Medicina Preventiva e cofundadora do grupo de pesquisa.
Para parcerias, apoio institucional ou outras informações sobre a próxima edição do Simpósio, os interessados podem entrar em contato com o grupo de pesquisa: race.id@fm.usp.br.