Com um Seminário Científico Internacional, a Faculdade de Saúde Pública da USP celebrou ontem, dia 20/02, seu centésimo aniversário, abordando o tema Perspectivas da Saúde Pública no século 21. O diretor da Faculdade de Medicina da USP, prof. dr. Jose Otavio Costa Auler Jr. compôs a mesa de abertura, destacando os laços acadêmicos que unem as duas Instituições.
O diretor da Faculdade, Victor Wünsch Filho, deu início à cerimônia ressaltando a relevância social da unidade. Durante sua fala, destacou aspectos da história da FSP, cuja fundação remonta ao dia 9 de fevereiro de 1918, quando foi assinado um acordo entre o governo do Estado e a Junta Internacional de Saúde da Fundação Rockefeller para a criação do Laboratório de Hygiene junto à então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. A disciplina teve início em 4 de abril do mesmo ano e, em 1924, transformou-se no Instituto de Hygiene, incorporado à USP em 1938. O instituto passou a ser uma unidade de ensino e pesquisa da Universidade em 1945 e foi batizada como Faculdade de Higiene e Saúde Pública. Em 1968, com a Reforma Universitária, a Unidade passou a ser denominada Faculdade de Saúde Pública e começou a oferecer programas de pós-graduação.
O evento de abertura contou com a presença do reitor da USP, Vahan Agopyan, de dirigentes da Universidade, representantes de organizações de educação e de saúde nacionais e internacionais, autoridades governamentais, além de professores, alunos e funcionários técnicos e administrativos da FSP.