Notícias

Em parceria com o ICr, evento da Nefrologia estreou a edição da Nefropediatria

A Faculdade de Medicina da USP realizou, de 3 a 5 de abril, o IV Curso de Atualização em Injúria Renal Aguda (IRA), uma condição grave caracterizada pela perda súbita das funções renais. “A IRA vem sendo uma causa também de doença renal crônica e tem grande importância na prática clínica não só para nefrologistas, mas também para intensivistas e clínicos, público para o qual planejamos a programação”, conta a Profa. Dra. Lucia Andrade, da disciplina de Nefrologia, que liderou a organização do evento, com a participação de outros docentes, médicos do Hospital das Clínicas e alunos da pós-graduação da Faculdade.

Este ano, o curso contou com uma novidade: a estreia do IRA USP Pediátrico, promovido em parceria com os especialistas do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do HCFMUSP. “A realização de um curso IRA com uma programação específica pediátrica é uma iniciativa única no Brasil. Essa integração   nos permitiu compartilhar experiências no tratamento da doença em pacientes dessa faixa etária”, explicou a Dra. Andreia Watanabe, coordenadora da Unidade de Nefrologia Pediátrica do ICr.

Um dos  destaques foi a participação de dois convidados internacionais. A aula magna foi ministrada pelo Prof. Dr. Stuart Leonard Goldstein, nefrologista pediátrico do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos, responsável pela definição de conceitos que transformaram a avaliação e o manejo da IRA. Já o professor da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, e diretor do Laboratório de Referência em Biomarcadores Renais, o Dr. Zoltan H. Endre, apresentou uma palestra sobre os avanços diagnósticos da IRA.

Com cerca de 250 inscritos, entre especialistas em Nefrologia, Nefrologia Pediátrica e Terapia Intensiva, o curso teve acesso gratuito aos residentes da nefrologia do Hospital das Clínicas, que puderam participar das aulas e dos diversos módulos. Um grupo de 84 pessoas fizeram aulas práticas no Laboratório de Habilidades (LabHab) no grupo de Nefrologia de adulto. Na pediatria, uma atividade com grupos de dez pessoas apresentou inovações do ICr, com a interação individual com médicos assistentes e enfermeiros do instituto.

Durante o evento, os organizadores lançaram o Manual Prático da Injúria Renal Aguda, um livro preparado para o curso, que aborda terapias dialíticas e manejo da IRA em pacientes críticos.


Assessoria de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br