O primeiro da Rede Pública de Saúde do Estado de São Paulo
O SEAP - Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids – Casa da Aids, subordinado à Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da FMUSP, inaugura Laboratório de Atividade Física e incorpora, de modo inovador, a pratica esportiva na proposta de cuidado integral ao paciente com HIV para minimizar os efeitos das doenças associadas à aids crônica e ao uso de medicamentos antirretrovirais, com a melhora da qualidade de vida e adesão ao tratamento.
O espaço, o primeiro da rede pública de saúde do Estado de São Paulo voltado a pessoas vivendo com HIV, irá beneficiar mais de 3 mil pacientes em acompanhamento no serviço. As atividades serão direcionadas à prevenção e manejo das comorbidades que podem impactar negativamente na qualidade de vida, como os distúrbios metabólicos, doenças cardiovasculares e depressão.
Os pacientes farão exercícios em aparelhos de musculação, esteiras e bicicletas ergométricas, sob a supervisão de educadores físicos, vinculados ao SEAP. Serão oferecidos treinos aeróbico e de força, de flexibilidade e os funcionais. Os exercícios acontecerão diariamente em grupo e individual, quando necessário.
Segundo o Prof. Titular da Disciplina de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP e diretor da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do HC, Aluisio Segurado, o Laboratório de Atividade Física funcionará também como um centro de pesquisas para a produção de resultados aplicáveis no dia a dia do paciente adulto que vive com HIV, o que poderá contribuir para a padronização do tratamento na Rede Pública de Saúde, com a prescrição de exercícios essenciais para a garantia da qualidade de vida do paciente e adesão ao tratamento antirretroviral.
Os serviços de adequação do espaço físico e instalação do laboratório contaram com recursos de R$ 220 mil reais provenientes do Governo do Estado de São Paulo, por meio de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde e HCFMUSP. Os equipamentos foram obtidos por doação da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, resultado de investigação científica conduzida pela Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias e financiada pela agência.
O Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids – Casa da Aids funciona na Zona Oeste de São Paulo, à Rua Ferreira de Araújo, 789 (prédio anexo ao Centro de Saúde de Pinheiros). O atendimento aos pacientes acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. O cuidado integral é prestado por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por médicos infectologistas, psiquiatras, ginecologistas, enfermeiros, dentista, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos.
O evento aconteceu na manhã de hoje, 7/5, e contou com a participação: Prof. Paulo Menezes, coordenador do Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde, representando o secretário de Estado da Saúde, Prof. José Henrique Germann Ferreira, o Prof. Aluisio Augusto Segurado, presidente do Condir-ICHC, representando o Prof. Tarcisio Eloy de Barros Filho, diretor da FMUSP e presidente do Conselho Deliberativo do HC, Prof. Telesforo Bacchella, diretor de Serviço de Cirurgia de Vias Bilhares e Pâncreas da Divisão de Cirurgia do Aparelho Digestivo do HC, representando a Diretora Clínica do HC, Profa. Eloisa Bonfá, o Dr. Massayuki Yamamoto, assessor da superintendência, representando o superintendente do HC, Antonio José Rodrigues Pereira, a Diretora-Executiva do ICHC, Dra Lucila Pedroso e demais autoridades da saúde.