Notícias

Encontro teve como objetivo fortalecer os laços entre as instituições

 Em visita à Faculdade de Medicina da USP na sexta-feira, 11 de abril, o Ministro da Saúde, Dr. Alexandre Padilha, participou de uma sessão temática da Congregação da FMUSP. Diante de professores titulares e representantes da comunidade acadêmica, reafirmou o compromisso de “ouvir a ciência para trilhar os melhores caminhos”.

Com elogios à excelência da instituição que o formou médico infectologista, o Ministro destacou como principal objetivo de sua presença o fortalecimento do diálogo entre o órgão federal e a Faculdade, para obter soluções conjuntas, estruturantes e duradouras para os desafios do sistema de saúde no país.

Durante o encontro, docentes expressaram preocupações com a expansão acelerada dos cursos de Medicina e com as desigualdades na formação. “Sou a favor do Teste de Progresso como instrumento nacional de avaliação. E, claro que instituições que tenham problemas graves identificados serão impedidas de abrir novas vagas até que os corrijam”, defendeu Dr. Alexandre Padilha.

A Diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloísa Bonfá, ressaltou a importância de mecanismos que garantam a excelência da formação médica e manifestou apoio à iniciativa da USP, liderada pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Rodrigo Calado, de envolver a CAPES na avaliação de centros de residência médica. “Propomos um modelo de cooperação que promova equidade e excelência, com acolhimento temporário de residentes em instituições de referência”, explicou. Ela também sugeriu a criação de um canal direto para o encaminhamento de diferentes contribuições do corpo docente ao Ministério.

A mesa da sessão foi composta também pelo Reitor da USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr.; pelo Vice-Diretor da FMUSP, Prof. Dr. Paulo Pego; e pelo professor titular da Cardiopneumonologia da FMUSP e presidente do Conselho Diretor do INCOR, Prof. Dr. Roberto Kalil Filho.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br