Seguindo com o especial sobre a contribuição da Medicina USP, o Jornal da USP no Ar traz, hoje, os projetos do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD), criado em 2009. O instituto tem como missão implementar um programa que articula geração de ciência e tecnologia, desenvolvimento de recursos humanos e transferência de conhecimento para a sociedade na área de saúde mental infantil. O Jornal conversa com seu coordenador, Eurípedes Miguel, que também é chefe do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM) da USP, responsável pelo Programa Primeiros Laços, e com Guilherme Polanczyk, membro do American College of Neuropsychopharmacology e professor adjunto da Yale University.
O INPD possui dois grandes projetos focados no desenvolvimento infantil. Um deles é o Programa Primeiros Laços, uma intervenção baseada num programa de visitação domiciliar por enfermeiros com mães adolescentes e seus filhos em condições adversas. O outro é a Coorte de Alto Risco, um estudo de neurociência populacional que utiliza um desenho de coorte acelerado para mapear o desenvolvimento de 2.500 crianças. Importantes fatores de risco e marcadores biológicos para transtornos mentais já foram identificados.
Ouça e leia a reportagem:https://jornal.usp.br/atualidades/primeiros-lacos-traz-resultados-na-prevencao-de-transtornos-mentais/