Notícias

Expedição Cirúrgica acontece anualmente há 11 anos atendendo comunidades carentes

Alunos da FMUSP, médicos e residentes do HCFMUSP fizeram as malas e viajaram até Guarantã do Norte, no interior do Mato Grosso, para fornecer atendimento médico à população em situação de vulnerabilidade. A edição 2024 do projeto de extensão “Expedição Cirúrgica” contou com a participação de 80 voluntários e promoveu, durante nove dias, um mutirão de cirurgia das áreas de Ginecologia, Radiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo/Coloproctológica, Anestesiologia e Patologia.

Sob a orientação do Prof. Dr. Maurício Abrão, o projeto, criado em 2013, ofereceu atendimento integral aos pacientes, desde o acompanhamento pré-operatório até o pós-operatório. No total, foram realizadas 93 cirurgias, 490 ultrassonografias e 93 inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU).

Com foco na formação social, acadêmica e profissional dos alunos da Faculdade, a Expedição escolhe os munícipios com base em três critérios: tamanho (entre 30 e 100 mil habitantes), número de salas cirúrgicas e suporte necessário (pelo menos três no centro cirúrgico) e, por último, demanda relevante de pacientes.

Entre os voluntários, participaram 28 alunos, 14 anestesiologistas, oito radiologistas, sete cirurgiões do aparelho digestivo/coloproctologistas, 15 ginecologistas, duas enfermeiras, uma engenheira clínica e cinco pessoas da equipe de marketing.

A ação contou com uma importante doação de medicamentos e kits cirúrgicos por parte do HC e suporte da diretoria da Faculdade. Além disso, o transporte das mais de duas toneladas de materiais foi realizado pela Força Aérea Brasileira, por meio do apoio do Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, e da Profa. Dra. Ludhmila Hajjar.  

Foto: Lara Paiva

Foto: Lara Paiva
Foto: Lara Paiva
Foto: Lara Paiva


Assessoria de Comunicação & Imprensa

Site: fm.usp.br | E-mail: imprensa@fm.usp.br