Portal

Os membros do Comitê Gestor do projeto Jovem Doutor de Santos entregaram uma carta convite para o estabelecimento de cooperação universitária entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Kielce University of Technology, da Polônia, no dia 19 de julho.

A professora do Ensino Fundamental II, Maria de Lourdes Medeiros, defendeu sua tese de mestrado em 2017 com o tema Santos Jovem Doutor e apresentou, em julho deste ano, o projeto para um grupo acadêmico das áreas de Medicina, Educação e Tecnologia, a convite da Universidade de Kielce, na Polônia.

Maria de Lourdes é uma das coordenadoras locais e membro do Comitê Gestor do Jovem Doutor, assim como as professoras Ana Lucia de Jesus Silva Lopes e Ana Lucia Caetano, que juntas com o Prof. Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, reuniram-se com o Prof. Edmund Chada Baracat, pró-reitor de Graduação da USP, que se comprometeu a encaminhar a proposta de cooperação para análise dentro da instituição.

O projeto Jovem Doutor tem como foco a promoção do aprendizado em saúde de forma criativa, que construa a capacidade de reflexão, estimule atitudes cidadãs e contribua para uma melhor educação de alunos do 8º e 9º do Ensino Fundamental e do 1º do Ensino Médio. Ele é estruturado da seguinte forma: universitários são capacitados e se tornam tutores de professores da educação básica, que atuam diretamente com os alunos, na promoção do conhecimento em saúde.

Para o Prof. Chao, é necessário a “valorização, o estímulo à pesquisa e a internacionalização dos professores do ensino básico. Além de serem utilizados mais recursos tecnológicos para estimular uma educação cidadã, aproximar universidade e comunidade em prol da melhoria da atenção primária de saúde no Brasil”.