Editais CRInt

Número do Edital: 2093
Data abertura: 29/04/2025
Data atualização: 29/04/2025
Instituição ofertante: Comité Français d’Evaluation de la Coopération Universitaire avec le Brésil (COFECUB) e Universidade de São Paulo

Prazo para inscrição18/07/2025 - a divulgação do resultado do Edital e início das ações será na primeira quinzena de fevereiro de 2026.

Público-Alvo: Docentes e pesquisadores USP

Requisitos: 

  1. O coordenador brasileiro do projeto deverá ser obrigatoriamente docente ativo do quadro permanente da Universidade de São Paulo.
  2. O responsável pelo projeto só poderá coordenar um projeto co-financiado pelo COFECUB(CAPES-COFECUB ou USP-COFECUB).
  3. A equipe brasileira deve incluir ao menos 2 docentes da USP com título de Doutor e ao menos um estudante de doutorado regularmente matriculado na USP. 
  4. Pesquisadores já vinculados a um projeto USP-COFECUB em curso, tanto como coordenadores quanto como membros da equipe, não podem participar de um novo projeto USP-COFECUB, mas podem se associar a um projeto do programa CAPESCOFECUB exclusivamente como colaboradores. Isso significa que não assumirão responsabilidades nem serão beneficiados com as missões de mobilidade.
  5. Pesquisadores de pós-doutorado poderão fazer parte da equipe do projeto, mas não estarão elegíveis para financiamento.
  6. Os critérios para constituição da equipe francesa estão especificados no website do COFECUB (https://www.campusfrance.org/fr/usp-cofecub).

Processo seletivo: A lista de critérios para seleção de projetos está disponível no edital abaixo.

Documentos necessários: 

Dossiê único de no máximo 30 páginas, em formato PDF, contendo:

  1. Projeto;
  2. Plano de trabalho;
  3. Duração das missões;
  4. Cooperações anteriores;
  5. Carta de apoio do Diretor da Unidade ou Chefe de Departamento na USP ao qual o coordenador brasileiro está vinculado.

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Benefícios adicionais: 

  • Os projetos aprovados terão duração de até 2 anos, e poderão ser renovados excepcionalmente, por até 2 anos suplementares. A solicitação de renovação será avaliada pelo comitê bilateral USP-COFECUB no final do segundo ano, após a avaliação do relatório parcial e de acordo com a disponibilidade orçamentária.
  • Poderão ser apoiadas, por cada instituição, até 4 missões no total, até 2 missões por ano, para os dois anos iniciais de vigência do projeto, sendo até 3 missões de docentes e no mínimo 1 missão de doutorando.
  • Pelo lado francês, o COFECUB custeará a passagem aérea no sentido França-Brasil França e seguro viagem do docente e do doutorando francês (limitado a 1.400 euros);as diárias do doutorando francês no Brasil e do docente USP na França (125 euros por dia), para missões com duração de 10 a 15 dias;
  • Pelo lado brasileiro, a Universidade de São Paulo concederá bolsa de mobilidade para o financiamento das missões, nos termos do Programa de Bolsas USP de Mobilidade com Parceiros Estratégicos Estrangeiros: ao docente USP, para custeio da passagem aérea no sentido Brasil-França-Brasil e seguro viagem; ao doutorando USP, para custeio de passagem aérea no sentido Brasil-França-Brasil, seguro viagem, hospedagem, alimentação e transporte local; e ao docente francês no Brasil, para custeio de despesas de estadia, como hospedagem, alimentação e transporte local na cidade da Unidade USP de destino, para missões com duração de 10 a 15 dias.
  • Confira a tabela com os valores de diárias/auxílios oferecidos no edital abaixo!
Contato para dúvidas: dúvidas poderão ser encaminhadas pelo Fale Conosco do Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus/faleConosco) através do Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes”.

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Link para Inscrição: Formulário digital

Informações adicionais: https://internationaloffice.usp.br/new/edital-2093-programa-usp-cofecub-2025/




Número do Edital:
Data abertura: 02/04/2025
Data atualização: 02/04/2025
Instituição ofertante: Universidade de São Paulo, University of Surrey (Reino Unido) e North Carolina State University (EUA)

Prazo para inscrição19 de maio de 2025

Público-Alvo: Docentes e doutorandos USP

Requisitos: Coordenadores de projetos deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade. Pesquisadores de pós-doutorado da USP poderão ser adicionados à lista de participantes, mas não serão elegíveis para financiamento.

Processo seletivo: O resultado da seleção de propostas será divulgado até o dia 14 de julho de 2025. Os projetos contemplados poderão ter atividades financiadas entre 1º de agosto de 2025 e 31 de julho de 2026, com extensão (sem financiamento adicional) até 31 de janeiro de 2027 para apresentação dos resultados de pesquisa.

Documentos necessários

Formulário de Proposta:

  • Título do Projeto

  • Pesquisador Principal e Co-Pesquisador(es)

  • Sinopse do projeto proposto, que poderá ser utilizada para divulgação no nosso site.

  • Descrição do projeto (máx. 1.000 palavras):
    → Objetivos e relevância do projeto;
    → Como o projeto aborda uma nova questão ou área de pesquisa (e não foi previamente financiado pela UGPN);
    → Um plano de trabalho que detalhe claramente as atividades a serem realizadas para atingir os objetivos;
    → Como o projeto se alinha ao foco temático deste edital do RCF e aborda pelo menos dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
    → Visão geral da equipe de pesquisa, incluindo funções e contribuições no projeto, bem como a diversidade da equipe.

  • Declaração de Benefícios (máx. 300 palavras) descrevendo os resultados esperados do projeto, incluindo impactos para a academia e a sociedade.

  • Orçamento: utilize o modelo fornecido para incluir uma tabela orçamentária com a devida justificativa.

  • CVs do Pesquisador Principal e dos Co-Pesquisadores (máx. 2 páginas): inclua o CV de um representante nomeado por cada instituição parceira. O CV deve conter formação acadêmica, nomeações profissionais, até cinco (5) publicações relacionadas à pesquisa proposta ou bolsa acadêmica, e atividades relevantes para esta solicitação de financiamento.

  • Cartas de apoio dos Decanos das Faculdades (ou seus representantes) de cada instituição colaboradora e de fontes de qualquer financiamento complementar.

Benefícios adicionais: Apoio de até 10.000,00 dólares (USD) por instituição a cada projeto de pesquisa conjunta (bilateral ou trilateral) entre as universidades parceiras.

Área de estudo/curso: Serão priorizadas propostas que sejam transdisciplinares no âmbito das ciências exatas e tecnologia, ciências sociais, humanidades e artes, e que contribuam para as amplas áreas de pesquisa em soluções para alimentação e água; mudanças climáticas e comunidades saudáveis; e saúde única de forma mais abrangente (embora todas as áreas temáticas serão consideradas).

Como se inscrever: A candidatura deverá ser efetuada por apenas um dos docentes responsáveis pela proposta.

Contato para dúvidas: Quaisquer dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: international.networks@usp.br ou pelo portal Fale Conosco do Sistema Mundus – Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes”.

Link para Inscrição: Formulário digital





Número do Edital: 2074
Data abertura: 19/03/2025
Data atualização: 02/04/2025
Instituição ofertante: Universidade de Groningen

Prazo para inscrição: 19 a 30 de março de 2025

Público-Alvo: Discentes de Graduação

Requisitos: Para participar, o candidato precisa atender a todos os seguintes requisitos até o prazo final de inscrições:

  1. Ler e estar de acordo com o conteúdo completo deste Edital, além de acompanhar possíveis atualizações em caso de Edital Retificado.
  2. Ser brasileiro ou estrangeiro com visto de permanência no Brasil.
  3. Estar regularmente matriculado no curso de graduação de Medicina da FMUSP e não ter dependências em disciplinas obrigatórias (são consideradas dependências as disciplinas conceituadas como RN, RA e RF que não tenham sido novamente cursadas com conceito final de aprovação até o ato da inscrição).
  4. Ter completado pelo menos 4 (quatro) semestres no curso atual até o momento do intercâmbio (julho de 2025),desconsiderando os semestres de vínculos anteriores encerrados por transferência, conclusão ou interrupção de qualquer tipo.
  5. Não ter sido indicado à vaga de intercâmbio para o mesmo período por meio de processo seletivo gerenciado pela AUCANI ou por sua Unidade USP de origem.
  6. Não estar cumprindo penalidade por desistência fora do prazo em editais anteriores da FMUSP que previssem tal sanção.

Processo seletivo: Entre os dias 31 de março e 02 de abril de 2025 ocorrerá o período de análise das candidaturas validadas por parte da CRInt e da CG da FMUSP, através de avaliação documental.

Documentos necessários: 

  1. Formulário de inscrição (baixe modelo aqui);
  2. Comprovante de Proficiência em inglês (Opcional);
  3. Passaporte dentro da validade ou seu protocolo de solicitação/renovação;
  4. CV (Curriculum Vitae) em inglês atualizado (sugestão: modelo CV Europass).

Benefícios adicionais: Os custeios com alimentação, passagens aéreas, seguros exigidos pelas IES, taxas de registro local e demais despesas são de responsabilidade do(a) estudante.

Área de estudo/curso: -

Como se inscrever: Exclusivamente via Internet, pelo Sistema Mundus (Menu Público > Editais > Alunos de Graduação > Editais: No do Edital: 2074) - não é necessário login ou senha.

Contato para dúvidas: Dúvidas por e-mail (international@fm.usp.br) ou pessoalmente no Escritório Internacional, na sala 2105 do 2o andar da FMUSP, das 8h às 15h.

Local de realização: Groningen, Holanda.

Link para Inscrição: Clique aqui para se inscrever





Número do Edital:
Data abertura: 10/03/2025
Data atualização: 11/03/2025
Instituição ofertante: Universidade de São Paulo

Valor da Bolsa: Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 10.500,00 (R$ 5.250,00 da USP + R$ 5.250,00 do Consulado-Geral da França em São Paulo), destinados exclusivamente ao custeio de despesas organizacionais, conforme o edital.

Duração da Bolsa: 15 a 26 de setembro de 2025

Prazo para inscrição: 18 a 31 de março de 2025

Público-Alvo: Docentes ativos do quadro permanente da USP como coordenadores das propostas

Requisitos: -

Processo seletivo: "7.1. As propostas devem ser encaminhadas eletronicamente por docentes da USP pelo Sistema Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=D&codmnu=3144) - Edital nº 2047. Data limite para submissão das propostas: 31 de março de 2025. 7.2. O arquivo de apresentação do evento deve incluir: 7.2.1. Formulário de solicitação de apoio (Anexo 1), incluindo orçamento provisório detalhado (de acordo com as tabelas que constam no formulário) – “Formulário de inscrição”; 7.2.2. Texto de apresentação do evento cientifico (até duas páginas no total) – “Plano de Atividades em Português”; 7.2.3. Uma lista de palestrantes confirmados (com links para os respectivos currículos Lattes ou inclusão de currículos resumidos - máximo duas páginas no total) e/ou um programa provisório do evento – “Programa de Atividades”

Documentos necessários: -

Benefícios adicionais: -

Área de estudo/curso: -

Como se inscrever: -

Contato para dúvidas: AUCANI-USP: Fale Conosco do Sistema Mundus (Assunto: “Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes")
Consulado-Geral da França em São Paulo: marion.magnan@diplomatie.gouv.fr"

Local de realização: -

Link para Inscrição: Clique aqui para se inscrever




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