Selo de Humanização

Nesta seção apresentamos:

  • o que é a Cultura de Humanização e o porquê é importante avaliá-la;

  • o processo de certificação da Cultura de Humanização;

  • os selos de reconhecimento público da certificação da Cultura de Humanização.

A humanização na área da saúde é importante porque torna as rotinas e ambientes mais benevolentes para todos. Em vez de interações distantes e frias, o conceito propõe uma proximidade que ultrapassa barreiras e facilita a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde. (FIA Business)



Cultura Institucional de Humanização

Em uma instituição, a cultura de humanização é o jeito de ser e de fazer que, espontaneamente, revela tais valores e comportamentos em todas as suas práticas. Como toda cultura, requer cultivo e compromisso de todos em sua construção e sustentação.

O Sistema FMUSPHC, empenhado na humanização como cultura que melhora a assistência, o ensino e o ambiente de trabalho, criou o Programa de Certificação da Cultura de Humanização e seus selos de compromisso. 


Por que um selo de certificação?  

O selo é o reconhecimento público do esforço e envolvimento da instituição com a humanização. Consiste em buscar evidências que demonstram o compromisso para além de impressões, mas com evidências mensuráveis que representam de forma objetiva a prática de humanização. 


A certificação se dá em três níveis:

Quem são os envolvidos?  



Como é o processo de certificação? 

O processo de certificação se constitui nas fases abaixo:

Preparação

Autoavaliação da instituição e recomendação do Núcleo de Humanização sobre a candidatura

Nessa fase, a instituição responde um questionário que nos dá elementos para uma primeira avaliação e orientação de como conduzir o processo da certificação de modo adequado à cada instituição e suas particularidades. Acordos, acertos de datas, divulgação do trabalho entre os colaboradores e envolvimento das equipes

-

Investigação

Pesquisa da cultura de humanização

Nessa fase, é realizada uma investigação cuidadosa da humanização na perspectiva dos pacientes, dos colaboradores, gestores e estudantes (quando a instituição é também de ensino). Exame documental, visita técnica, entrevistas de gestores, colaboradores, pacientes e acompanhantes.

-

Certificação

A partir da investigação, é possível aferir o quanto a humanização está presente na assistência, no ambiente de trabalho e de ensino e emitir um Selo que atesta publicamente a presença da humanização na instituição. 

Há três níveis de certificações: Referência, Excelência e Destaque em humanização.

-


                                                                                                                                            Manutenção

Contato com serviço de saúde certificado para nova autoavaliação e análise das ações propostas. Recertificação, se for o caso. 

-



Dúvidas frequentes:

O Selo tem duração de três anos, sendo que, a cada ano, é realizada uma avaliação dos pontos chave da humanização de cada instituição

A cultura do cuidado, focado nas necessidades das pessoas e grupos, amparados pelo ensino em ambiente organizacional de excelência.

Sim. Para que a avaliação seja bem sucedida, a organização precisa se preparar para receber a equipe técnica avaliadora e estar aberta a contribuir com informações durante todas as etapas do processo, seguindo um passo a passo.

Entre em contato conosco e saiba mais. Teremos o enorme prazer em prestar este serviço na sua instituição!


Quem responde pelo projeto?

Profa. Dra. Izabel Cristina Rios

Médica, desde 1986 pela FMUSP

Coordenadora do Núcleo Técnico e Científico de Humanização, desde 2012 no HCFMUSP

Professora Livre Docente, desde 2019 pela FMUSP