A humanização na área da saúde é importante porque torna as rotinas e ambientes mais benevolentes para todos. Em vez de interações distantes e frias, o conceito propõe uma proximidade que ultrapassa barreiras e facilita a troca de informações entre pacientes e profissionais de saúde. (FIA Business)
Em uma instituição, a cultura de humanização é o jeito de ser e de fazer que, espontaneamente, revela tais valores e comportamentos em todas as suas práticas. Como toda cultura, requer cultivo e compromisso de todos em sua construção e sustentação.
O Sistema FMUSPHC, empenhado na humanização como cultura que melhora a assistência, o ensino e o ambiente de trabalho, criou o Programa de Certificação da Cultura de Humanização e seus selos de compromisso.
O selo é o reconhecimento público do esforço e envolvimento da instituição com a humanização. Consiste em buscar evidências que demonstram o compromisso para além de impressões, mas com evidências mensuráveis que representam de forma objetiva a prática de humanização.
O processo de certificação se constitui nas fases abaixo:
Autoavaliação da instituição e recomendação do Núcleo de Humanização sobre a candidatura
Nessa fase, a instituição responde um questionário que nos dá elementos para uma primeira avaliação e orientação de como conduzir o processo da certificação de modo adequado à cada instituição e suas particularidades. Acordos, acertos de datas, divulgação do trabalho entre os colaboradores e envolvimento das equipes
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Pesquisa da cultura de humanização
Nessa fase, é realizada uma investigação cuidadosa da humanização na perspectiva dos pacientes, dos colaboradores, gestores e estudantes (quando a instituição é também de ensino). Exame documental, visita técnica, entrevistas de gestores, colaboradores, pacientes e acompanhantes.
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A partir da investigação, é possível aferir o quanto a humanização está presente na assistência, no ambiente de trabalho e de ensino e emitir um Selo que atesta publicamente a presença da humanização na instituição.
Há três níveis de certificações: Referência, Excelência e Destaque em humanização.
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Contato com serviço de saúde certificado para nova autoavaliação e análise das ações propostas. Recertificação, se for o caso.
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O Selo tem duração de três anos, sendo que, a cada ano, é realizada uma avaliação dos pontos chave da humanização de cada instituição
A cultura do cuidado, focado nas necessidades das pessoas e grupos, amparados pelo ensino em ambiente organizacional de excelência.
Sim. Para que a avaliação seja bem sucedida, a organização precisa se preparar para receber a equipe técnica avaliadora e estar aberta a contribuir com informações durante todas as etapas do processo, seguindo um passo a passo.
Entre em contato conosco e saiba mais. Teremos o enorme prazer em prestar este serviço na sua instituição!
Profa. Dra. Izabel Cristina Rios
Médica, desde 1986 pela FMUSP
Coordenadora do Núcleo Técnico e Científico de Humanização, desde 2012 no HCFMUSP
Professora Livre Docente, desde 2019 pela FMUSP